13 de abril de 2010

Wezzer - nerds e simpáticos

 
 
Weezer, a banda nerds.

Conheci a banda por acidente, lá por 2002, vendo MTV, quando essa emissora ainda passava clips e seu nome fazia sentido. Se não me engano, assisti um clipe de Hash Pipe, bem comédia, no qual aparecem lutadores de sumô, tanto lutando, quanto tocando no lugar dos caras. 
O som agradou, e como na época eu tinha acabado de comprar computador e nem sabia nada sobre baixar músicas ou cd´s, fui atrás do cd pra comprar. Como era importado e alternativo, não tinha em lojas "convencionais", digamos. Por isso, custou bem caro e só tinha na Barulho, que ficava lá no Omar - loja dedicada a todo tipo de música (e gente) alternativa e esquisita, mas muito legal (as músicas).
Na verdade eu achava que era um dos únicos seres que gostava dessa banda, já que dos meus conhecidos mais próximos ninguém nunca tinha ouvido falar. Na faculdade, algumas pessoas conheciam e gostavam, mas isso me assustava/desagradava um pouco, já que quem curtia o som era aquele povo pseudoalternativo com All Star vermelho, óculos com aros pretos que circundam as lentes, cabelos meio lambidos e malas cheias de bottons (broches, sei lá).
Algumas coisas chamam a atenção: primeiro, o visual dos sujeitos, meio com cara de loosers, ou com cara de piás americanos que sofrem na escola. Segundo, a criatividade, ou falta desta, nas capas dos álbuns - dos sete, três são muito semelhantes, alterando apenas a cor do fundo e, não à toa são chamados de red album green album e blue album - meio tosco, fazer o que.
Esses tempos estava lendo uns sites que classificaram o som como Indie rock. Não acho que essas classificações são necessárias ou inteligentes, mas já que disseram por aí e não tenho argumentos para debater, fica nessa mesmo. De qualquer forma, eles são bem humorados, pelo menos por alguns vídeos que já vi, tentam jogar futebol em alguns, entrevistas legais em outros. 
Acho bem legal o fato do vocalista, Rivers Cuomo, ter parado com a banda por um tempo para concluir sua graduação em Letras, em Harvard - cdf dos infernos, mas admirável.
Abaixo, três exemplos de músicas deles. As duas primeiras, do álbum verde - Don´t let go e Photograph  -e a terceira - Dope Nose - do Maladroit:




Como outras recomendações, ficam Hash Pipe, My Name is Jonas e Bervely Hills.
Observação: não consegui diagramar a imagem para que o texto começasse ao lado, droga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário