19 de abril de 2010

Boas oportunidades para o silêncio

Ontem, mais uma vez, o Coritiba foi campeão paranaense. Hoje, lamentavelmente, vi vários torcedores do Atlético perderem boas oportunidades de ficarem em silêncio. Isso não vale para os que tiveram espírito para retribuir as provocações, o que muitos fizeram de maneira bem humorada e inteligente. Isso vale para os que são tão cretinos que, ou não sabem se expressar, ou não possuem inteligência mesmo.
Primeiro: apesar do Campeonato Paranaense estar a cada ano com um nível técnico pior, os times do interior cada vez se assemelhando aos times de suburbana da capital e o Paraná Clube ter praticamente desaparecido nos últimos dez anos, ganhar o Parnaense é sempre bom e sempre sinônimo de festa. Se não fosse assim, Couto Pereira e Baixada não encheriam como encheram nesses anos todos em que o título foi decidido por Coritiba e Atlético. Então, certas desqualificações são realmente desnecessárias
Segundo: brincar e tirar sarro faz parte do futebol. Você só pode reclamar de ser alvo de brincadeiras se você jamais brincou com algum torcedor do time adversário. Se não é o caso, leve numa boa, amanhã provavelmente é você quem vai estar tirando sarro. Agressividade e mau humor só provam ignorância.
Terceiro: seu time perdeu? Está emputecido? Vá dormir, não vá ao Orkut, ao Twitter ou a qualquer blog escrever um monte de besteiras que só representam dor de cotovelo. Desqualificar estádio e torcida adversária não torna o seu time campeão, nem te torna mais bonito. Culpe o técnico, a diretoria e a falta de qualidade do elenco.
Quarto: ao contrário do que muitos falam, a torcida do Coritiba não tem comparecido ao estádio pelo desgaste emocional do fim do ano, pela queda para a segunda divisão e pela desconfiança - óbvia - em relação ao time. O jogo de ontem podia ser muito bom - como foi - ou catastrófico. Perder representaria jogar no lixo um campeonado que foi liderado do começo ao fim, representaria ser vice dentro de casa - coisa que o Coritiba não experimenta há tempos, e representaria o retorno de todo o caos que foi o início do ano. Tudo isso, aliado ao preço alto do ingresso diminuiu o público - e isso provavelmente aconteceria com qualquer torcida. Falar que os torcedores estavam com medo, que a torcida está encolhendo ou que a falta de público em 2010 é pela violência e invasão de campo em 2009 é ser idiota.
Quinto: é fato que o Atlético está na primeira e o Coritiba na segunda divisão e que ganhar o Paranaense não muda isso. Ganhar o regional não era obrigação do Coritiba, era do Atlético, e isso foi revertido. O Coritiba liderou do começo ao fim e foi campeão com toda a justiça futebolística do mundo. Feio/vergonhoso é ficar atrás do maior rival que está na segundona. Ter ganho o título representou, além do aumento na vantagem na contagem de títulos estaduais, a manutenção de um tabu de dois anos sem perder para o maior rival, o que qualquer torcida gosta de comemorar.
Portanto, se você desmereceu um título que você comemoraria se tivesse ganho, você está frustrado e não soube se comportar - ou por destempero causado pelo fanatismo ou por falta de insteligência mesmo, se é que não são sinônimos. No futebol, perder muito mais comum do que ganhar e isso vale para qualquer time no mundo. Perder é chato, mas não é anormal. Da próxima vez, conforme-se e fique em silêncio, é mais respeitoso com os que escutam/leem suas babaquices.
Hoje, quem é melhor é o Coritiba, que ganhou em campo e sem nenhum tipo de contestação possível, fato.

Obs 1: interessante que meus alunos de 11, 12 e 13 anos não tiveram nenhum dos comportamentos acima e se mostraram muito mais inteligentes do que pessoas com mais de 20.
Obs 2: baita espírito esportivo teve um amigo do trabalho, atleticano roxo, que chegou às 07:00h brincando com professores e alunos.

Um comentário: