18 de fevereiro de 2010

Raul Rock Seixas

Particularmente, acho Raul o melhor artista brasileiro. Ele tinha um conjunto ímpar de pensamentos e ações, hiperinfluenciado pelo rock americano, desde os princípios do ritmo, antes do Elvis, quando o som ainda era um country cantado por músicos caipiras de calças de couro, botas e sotaque estranho.
Legal mesmo foi ele ter misturado esse rock (assim como os sons do Elvis, dos Beatles e diversos artistas pouco conhecidos por aqui) com a música brasileira, em especial da nordestina.
Acho o cara genial justamente pela quantidade e qualidade de músicas/sons diferentes que compôs e divulgou. Algumas parecem baião, outras forró, usou um pouco do samba e muita guitarra. Bons cds mostram suas interpretações de clássicos do rock (Vivo, Raul Rock Seixas, Os 24 maiores sucessos da era do rock, 30 anos de rock) e outros vários títulos retratam todas as misturas já citadas (Novo Aeon, Gita, Há dez mil anos atrás, Ouro de tolo, Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!, entre outros).
Mas o que vale mesmo a pena quando se fala de Raul é ouvir alguma coisa além das clássicas, batidas e insistentemente repetidas músicas que SEMPRE tocam em filmes, novelas, documentários e qualquer programa de tv aberta ou fechada - Metamorfose Ambulante, Gita, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Maluco Beleza, Sociedade Alternativa e outras. Não que essas sejam ruins, longe disso. Mas tudo que ele fez vai muito mais longe e é bem diferente dessas aí. Se fosse pra fazer uma lista, eu colocaria:

SOS
Loteria da Babilônia
As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor
Capim guiné
As minas do rei Salomão
Eu também vou reclamar
Movido a Álcool
Canto para minha morte
Moleque maravilhoso
Quando acabar o maluco sou eu
Dentadura postiça
Se o rádio não toca
Eu sou egoísta
Judas
O segredo do universo
Não pare na pista

Destaque também para os cds ao vivo. Normalmente tem uma faixa (ou mesmo no fim de uma música ou início de outra) na qual Raul fala com o público, e tem grande chance dessa faixa ser hilária, como no cd Se a Rádio Não Toca. Além disso, as falas sobre o que ele idealizava como a sociedade alternativa, que não tinha nada a ver com alienígenas ou com um mundo hippie isolado num fim de mundo.
Enfim, um artista para ser conhecido e um som para ser (muito) ouvido.

Obs 1: desconsidero a grande maioria das músicas que ele fez em parceira com Marcelo Nova. Apesar de bem humoradas, me parecem bem diferentes das grandes obras dos anos 70 e comecinho dos 80.
Obs 2: a foto escolhida é pra ser diferente das imagens que normalmente se tem dele e a ideia era que não se reconhecesse à primeira vista. Se o motivo do post era falar um pouco das músicas pouco conhecidas dele, porque não colocar uma foto pouco comum?

Um comentário:

  1. Eu gosto de Judas e gosto muito do Peixuxa!!! E de "o dia em que a terra parou".

    beijo

    ResponderExcluir