17 de junho de 2010

Lembranças das copas - 2002

Depois da catástrofe de 1998, a seleção brasileira passou um dos seus maiores infernos, entre o segundo semestre de 1998 e o início da copa de 2002. Era um bombardeio constante, por todos os lados, associado a um futebol muitas vezes horroroso. Teve chuva de bandeiras no Morumbi, trocas de técnicos, jogadores que deveriam ter sido convocados e não foram, jogadores que não deveriam ter sido convocados e foram, enfim, de tudo um pouco. No meio disso tudo, Ronaldo se machucou feio e ficou fora por anos, os cariocas exigiam Romário de volta à seleção (já em ritmo de aposentadoria) e Ronaldinho Gaúcho surgiu para o mundo na Copa América de 99 - vencida pelo Brasil, diga-se. Eis que chegou o mundial, disputado na Coréia e no Japão e o otimismo para o penta era bem mais ou menos, até que a coisa engrenou.

- A festa no cursinho com o gol de Senegal sobre a França. Pessoas saíram da sala, gritaram nos corredores, professores pararam aulas, enfim, foi espetacular! A comemoração começou na cantina com o povo que estava matando aula e quando o povo que estava em aula ouviu, virou uma Sbórnia. Lindo!
- A Argentina caindo fora na primeira fase, os jogadores chorando deitados no campo e a festa na Rua 24 horas logo de manhã.
- A luz aqui de casa ter acabado aos 2 minutos do segundo tempo do jogo de estréia do Brasil e o gol de empate ter saído aos 4. Quando eu e meu pai ouvimos o povo gritando lá no salão de festas do condomínio, corremos pra lá.
- Eu gritando "se fodeu Chinaaaaaaaa" na rua, e um japa me xingar porque não era chinês, depois que o Brasil ganhou de 4 a 0 da China.
- Povo vendo os jogos na madrugada e rolando alguns buzinaços.
- Um colega de infância jurando que ia cortar o cabelo igual do Ronaldo depois da copa, e nada, até hoje.
- O babaca inútil do Arnaldo César Coelho dando pitaco pra tirar o Ronaldo no intervalo do jogo contra a Turquia, ele fazendo o gol da vitória e todos os comentaristas zuando muito o cara ao vivo.
- Um debate efusivo na porta do cursinho sobre o quão roubado foi o jogo em que a Coréia do Sul eliminou a Itália.
- Todas as buzinas do mundo tocando num domingo de manhã, quando o Brasil foi penta.

2 comentários:

  1. Minhas lembranças dessa copa:
    -Matar toda e qualquer aula no cursinho... para ver qualquer jogo!
    - Aquela cena dos muitos vermilhinhos (acho que china) atrás de um atacante do Brasil que estava sozinho na grande área.
    - Jogo contra Inglaterra que meu irmão colocou um telão aqui, e as 2h da manhã estavam todos os amigos dele e eu de pijama (pq não sabia de nada).
    -O Gol da Inglaterra comemorado pelo chefe inglês do Zé e o silêncio da torcida brasileira, pq o cara era chefe.
    - café da manhã com cerveja (meus irmão) pq afinal, copa é copa.
    - A comemoração do Penta na Avenida Batel, que foi fechada para carros... parecia carnaval!!

    ResponderExcluir
  2. Sabia que mal lembro da copa de 2002? Que isso! Não se pode esquecer assim de uma situação tão singular.
    Mas esqueci.

    ResponderExcluir