12 de junho de 2010

Lembranças das copas - 1998

Em 98 todos tinhamos uma expectativa enorme pela conquista do pentacampeonato, e isso era muito justificável: depois do tetra em 94 com uma seleção retranqueira levada nas costas por Romário, a geração de 98 tinha uma qualidade bem superior: Ronaldo, ainda Ronaldinho, detonava na Europa, Bebeto era nome consagrado depois do tetra, Cafu estava mais maduro e ia para seu segundo mundial, Taffarel estava ainda mais experiente, Roberto Carlos firmava-se como lateral esquerdo absoluto. Ainda tínhamos Denilson como grande promessa, depois de ter sido a maior venda do futebol brasileiro em 97, assim como Edmundo acabara de ganhar um campeonato brasileiro com um pé nas costas como maior artilheiro de uma só edição. Enfim, elementos não faltavam para que tudo corresse bem e o penta viesse para cá. Aliás, não era bem uma expectativa, era praticamente uma certeza. Bom, o final já é bem conhecido e vamos às memórias deste que vos escreve:

- "Estreamos com o Cafú induzindo um zagueiro a fazer gol contra, essa copa vai ser foda". Meu tio, profetizando sem querer, e sofrendo vários deboches, depois da vitória de estréia com a Escócia.
- Dois vizinhos quase saindo na porrada depois da derrota para a Noruega no último jogo primeira fase. Um, puto da cara pela derrota, o outro, torcedor reclamão que dizia que "se fosse a Argentina, a Norurga não tinha ganho.."
- PORRA, CHUTA A MÃE TURCO FDP! - frase que veio da casa de um vizinho quando Ronaldo levou uma solada na coxa de um jogador do MARROCOS.
- Minha turma vaiando em alto e bom som um professor que disse que o Brasil perderia para o Chile nas oitavas.
- Brasil x Holanda.
- Ter torcido com todaa vontade do mundo pelo Paraguai contra a França nas oitavas (como todo mundo que tava vendo o jogo) e ter lamentado a derrota paraguaia.
- O clima de festa pré-final, teve até um churras com os amigos.
- A quantidade de notícias confusas antes da final. Edmundo ia jogar, depois Ronaldo estava escalado e ninguém sabia porra nanhum do que estava acontecendo.
- O clima de velório pós-final.
- Os mesmos dois vizinhos quase brigando, de novo, pós 3 x 0 França.
- Voltar às aulas e o assunto copa do mundo não ter sido mencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário