25 de outubro de 2010

Outro começo de história...

Hoje retuitei (via www.twitter.com/baszczn) um link muito legal - http://americanbookreview.org/100BestLines.asp - intitulado "As cem melhores primeiras linhas de romances". Na hora me veio na cabeça um outro início de livro que gosto muito, e que não consta na lista (talvez por não ser um romance né, Henrique!). De qualquer forma, eis meu início de livro favorito:

Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Franz Kafka, Metamorfose, 1912.

3 comentários:

  1. O meu favorito é o 4º da lista... Só pra constar acho que é a melhor última frase de livro também!

    ResponderExcluir
  2. não abriu o link... terei que pensar sobre isso!!

    ResponderExcluir
  3. Nessa lista eu acho que fico com a frase inicial do Dickens, Üm conto de duas cidades". Pq é Dickens, e eu não li o Cooperfield ainda... Acho que o Dickens é rei das frases perfeitas!!
    Mas pensando bem sobre o assunto, pq não a primeira do Tolkien no Senhor dos Anéis?
    "Três anéis para os reis-elfos sob este céu, sete para os senhores anões em seus rochosos corredores, nove para os homens mortais, fadados ao eterno sono, Um para o senhor do escuro em seu escuro trono, na terra de Mordor onde as sombras se deitam. Um anel para a todos governar, um anel para encontrá-los, um anel para a todos trazer e na escuridão aprisiona-los Na terra de Mordorde onde as sombras se deitam".

    Beijos

    ResponderExcluir