17 de outubro de 2010

Bukowski

.

"A primeira coisa que me lembro é de estar debaixo de alguma coisa. Era uma mesa, eu via uma das pernas de madeira, via as pernas das pessoas e um tanto da toalha que pendia no ar. Era escuro lá embaixo, eu gostava de ficar por ali. Isto deve ter sido na Alemanha. Eu devia ter um ou dois anos de idade. Era 1922.  Eu me sentia bem debaixo da mesa. Ninguém parecia saber onde eu estava. A luz do sol escorria sobre o tapete, sobre as pernas das pessoas. A luz do sol me agradava. As pernas das pessoas eram desinteressantes, diferentemente da toalha que pendia da mesa, diferentemente da perna da mesa, da luz do sol."

.

Eis o primeiro parágrafo de Misto Quente, um dos melhores livros de Charles Bukowski, embora essa pequena citação não demonstre absolutamente nada sobre a história do livro. Ou talvez demonstre. O isolamento do menino Henry Chinaski nessa primeira cena permanece, e ganha novas caras ao longo do livro. Sua personalidade  varia entre o trágico, o escroto, o cômico, o anti-social e várias outras formas, sem ser um heroi, e sem ser romântico. Seco, sarcástico e real - em excesso até - por isso me chamou a atenção.
Leitura recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário