27 de janeiro de 2011

Voltar pra escola

Bom, e já que muito em breve voltarei ao trabalho, depois de muito aproveitar e muito fazer nesse tempo todo de férias, vou falar da volta às aulas.

Para os professores, o que isso significa? Em primeiro lugar, voltar à rotina, acordar cedo, como todo trabalhador. Em segundo, reorganizar os materiais, (re)preparar as aulas, repensar atividades e ter novas ideias. Em terceiro lugar, significa rever os amigos, oras, os outros professores. Rever, contar das férias, marcar festas, saber do que aconteceu. Em quarto lugar, significa a expectativa do novo: novos alunos, novas abordagens, novas relações. Turmas novas significam recomeçar, reconquistar, aproximar. Particularmente, gosto dessa expectativa e desse começo de ano, dos primeiros contatos. Em quinto lugar, e uma das partes que eu mais gosto, é rever os ex-alunos, reencontrar, brincar, tirar sarro.

Para os alunos, os significados são, obviamente, outros: a diminuição das horas de sono; a diminuição das horas na internet; as tarefas, os trabalhos e as provas, que logo começam e, por consequência, as notas, as convocações e outras coisas que podem vir. Mas eles também gostam de algumas coisas: conseguem rever amigos que não viram nas férias, os amores platônicos e, também, conhecem os novos na escola. E como adolescentes são absurdamente ansiosos, sofrem bem mais que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário