14 de novembro de 2010

Contradição?

Entre as várias contradições que a Igreja Católica possui, uma me chamou a atenção nos últimos tempos: o custo de um casamento.  Explico: pra casar na Igreja, cada um dos noivos precisa de seu batistério - que é uma certidão de batismo, um documento que atesta que você foi batizado. Daí você precisa ir até a Igreja na qual recebeu o primeiro sacramento e solicitar. Custo: 20 reais. Como os dois precisam, são 40 reais.
Depois, os noivos precisam fazer o juramento (tem quem chame de Proclame, ou Proclamação do casamento) e assinar uns papeis. Custo: 150 reais (é possível achar por 80 reais também).
Há o curso de noivos, obrigatório, no qual você joga fora um sábado da sua vida para ouvir um monte de coisas desintaressantes. Custo: 40 reais (há, também, uma variação de preço, uns custam 60, e por aí vai).
Por fim, para você fazer uma cerimônia vai pagar uma  taxa para a Igreja, exemplos: a Igreja do Cristo Rei, 400 reais, a de Santo Agostinho, 500, a Igreja dos Passarinhos, 1000 reais (observação: todas são igrejas aqui de Curitiba, e coloquei os preços que eu lembrava, pode haver variação, lógico.

Fazendo uma conta simples: 40 reais de batistérios + 40 do curso de noivos + 150 do Proclame + 500 da cerimônia = 730 reais.
Claro, há variações nos preços, mas o cálculo feito aqui é bem real.

Agora, as perguntas: a Igreja não deveria ser voltada aos pobres? E a ideia da humildade, desapego ao dinheiro e à materialidade?
Enfim, as dúvidas são essas.

2 comentários:

  1. Huahuahauhauhauahuaha
    Pra pobre só casamento comunitário, meu filho...
    E vc nem entrou na questão das diferenças "sociais" entre as igrejas...
    Por exemplo: casar na tal da Santa Terezinha é mais "chique" que casar na santo antônio aqui do bairro, ou sei lá...

    ResponderExcluir
  2. E tem mais um porém. Eles querem que todos os fiéis recebam o sacramento... mas como que o povo pode casar na Igreja se custa tão caro?? Sobra uma série de pagãos por aí....

    ResponderExcluir